top of page

 

 

 

 

O primeiro Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia tem datado sua realização em 2004 na cidade de Salvador – Bahia, junto ao 1º Fórum Nacional de Museus. Sendo um marco, na época, o evento teve a fundação da Rede de Estudantes de Museologia (RENEMU).
  Posteriormente, em 2008 através do RENEMU reorganizada, cria-se a Executiva Nacional de Estudantes de Museologia (EXNEMUS), que já entra como uma instância máxima que articula – se o movimento estudantil do campo. Para o mesmo, a EXNEMUS continua a incentiva, participa, ajudar... ferramentas como o ENEMU e outras estratégias de valorização do protagonismo discente na Museologia.
  No total foram 8 encontros sendo: I ENEMU – Salvador, BA, 13 a 17 de dezembro de 2004; II ENEMU – Ouro Preto, MG, 2006: Museologia e Juventude; III ENEMU – Florianópolis, SC, 07 a 11 de julho de 2008; IV ENEMU – Goiânia, GO, 10 a 15 de julho de 2011: Museologia e Interdisciplinaridade; V ENEMU – Petrópolis, RJ, 16 a 18 de novembro de 2012: Museologia em Três Tempos: as trajetórias de um campo em (trans)formação; VI ENEMU – Cachoeira, BA, 22 a 25 de agosto de 2013: Museologia Social e Patrimônio Integral: museu para quem? VII ENEMU – Belém, PA, 04 a 08 de novembro de 2014: Entre Teoria e Prática: (re)descobrindo nosso Norte”; VIII ENEMU – Pelotas, RS, 25 a 29 de agosto de 2015: Rumos da Museologia e de seu Movimento Estudantil no Século XXI.
  Diferente das realidades e necessidades anteriores, o IX ENEMU chega na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais com o tema: “Museologia como percurso transdisciplinar: A construção profissional”. Visando uma discussão sobre as possibilidades que o profissional pode seguir na área da Museologia o qual encontra-se em um universo transdisciplinar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page